quarta-feira, 14 de março de 2007

Assembleia da República: "Redes sem fios convivem com fotocópias e faxes"

"As redes sem fios cobrem quase todo o Parlamento. Os deputados têm PDA e consultam e-mails no plenário. Mas as fotocópias ainda predominam e, apesar de já quase não se receberem faxes, ainda se enviam muitos. A Assembleia da República (AR) não aproveita as novas tecnologias como podia. O diagnóstico é de Jorge Seguro Sanches, deputado do PS e ex-director da Microsoft em Portugal.
'Há um trabalho muito grande a fazer', considera, com base apenas 'em dados empíricos'.
As redes sem fios já chegam ao plenário, à Sala do Senado e a quase todas as salas de comissões, mas o sistema 'ainda não é muito amigável', exigindo um 'complexo processo de credenciação, exemplifica.
É preciso 'acabar com o papel', defende. 'Nunca trabalhei numa empresa onde tivesse assinado o livro de ponto', reclama, propondo uma alternativa electrónica.
José Lello, presidente do Conselho de Administração da AR, prefere salientar que 'o sistema informático tem evoluído, conforme as necessidades'. Destaca que já é possível aceder ao e-mail no plenário e que serão instalados dois plasmas que permitirão a utilização de material audiovisual. Mas ainda não há videoconferência, para 'trocar experiências com outros parlamentos', salienta Sanches.
'Se um deputado quiser criar um site para colocar on-line o trabalho que realiza, não existe uma equipa que o ajude', diz ainda, afirmando que é preciso melhorar a informação interna. 'Nota-se um crescendo de utilização informática. Ainda há um ou outro info-excluído, mas a maioria já é auto-suficiente', avalia Lello.
Sanches defende uma maior aposta na formação, que Lello garante que tem sido 'regular'. Uma melhor utilização das tecnologias, diz Sanches, traria proveitos para a acção política. Recentemente, um e-mail que recebeu de uma cidadã deu origem a um requerimento sobre discriminação de trabalhadoras grávidas. 'Um exemplo de como as tecnologias podem ser colocadas ao serviço da relação deputados-cidadãos.'
Os deputados têm direito a computador, placa 3G e PDA (o fluxo de telemóvel é da responsabilidade dos deputados, enquanto o fluxo de dados é pago pela AR). Há seis blogues associados ao site do Parlamento, alimentados, uns mais outros menos, pelos deputados Luís Carloto Marques (PSD), Bravo Nico, Teresa Venda, Ana Catarina Mendes, Vitalino Canas e José Lello (PS)." (Sofia Branco - Público, 14/03/2007)

Sem comentários: